sábado, 24 de julho de 2010

Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender. BIBLIOGRAFIA
COLL, Cesar S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. DERTOUZOS, Michael. O que será. Como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.GARDNER, Howard. Estruturas da Mente; A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.GATES, Bill. A estrada do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. GILDER, George. Vida após a televisão; vencendo na revolução digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência; o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed 34, 1993.___________. A inteligência coletiva; por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1992.LYON, Harold C. Aprender a sentir-Sentir para aprender. São Paulo: Martins Fontes, 1977.MASETTO, Marcos (org.) Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas, 1998.___________________. Aprendendo a viver. São Paulo: Paulinas, 1999.__________________. Como ver televisão; leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo: Paulinas, 1991.___________________ . Internet no ensino. Comunicação & Educação. V (14): janeiro/abril 1999, p. 17-26. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário