sábado, 24 de julho de 2010

AULA PESQUISA

Aulas-pesquisa
Podemos transformar uma parte das aulas em processos contínuos de informação, comunicação e de pesquisa, onde vamos construindo o conhecimento equilibrando o individual e o grupal, entre o professor-coordenador-facilitador e os alunos-participantes ativos. Aulas-informação, onde o professor mostra alguns cenários, algumas sínteses, o estado da arte, as coordenadas de uma questão ou tema. Aulas-pesquisa, onde professores e alunos procuram novas informações, cercar um problema, desenvolver uma experiência, avançar em um campo que não conhecemos. O professor motiva, incentiva, dá os primeiros passos para sensibilizar o aluno para o valor do que vamos fazer, para a importância da participação do aluno neste processo. Aluno motivado e com participação ativa avança mais, facilita todo o nosso trabalho. O papel do professor agora é o de gerenciador do processo de aprendizagem, é o coordenador de todo o andamento, do ritmo adequado, o gestor das diferenças e das convergências.

Um comentário:

  1. Todos precisam aprender e apreender qual o verdadeiro papel do professor.
    O professor deve fornecer elementos que leve o aluno a pensar, construir seus conceitos e, por fim, apresentar soluções às questões enfrentadas em seu dia-a-dia.
    Parabéns! Continue gerenciando o processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir