sábado, 24 de julho de 2010

AULA TECNOLOGICA




ALUNOS NAS TECNOLOGIAS




A tecnologia vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. E o que se percebe?! Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, do qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico. BORBA (2001) vai um pouco mais além, “quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que” os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” (p.46)








ELIANE EDUARDA OLIVEIRA SANTOS



BRINCANDO COM VÍDEO CLIPES

AULA TECNOLOGICA



OBJETIVOS:


-Permitir uma expressão mais livre dos alunos em relação a elementos de identidade que se expressam no mundo da música;
-Estimular uma atitude critica e de intervenção dos estudantes na discussão de temas relacionados com identidade;
-Levantar e discutir os pontos de vista dos alunos em relação às identidades de diferentes grupos sociais.

PREPARAÇÃO

-Pedir para que os alunos tragam música de sua preferência ou sobre temas definidos pelo professor.
-As músicas podem ser trazidas em cd, mas não em videoclipe.

ATIVIDADE

-Os alunos devem se reunir em grupos de três a cinco participantes.
-Escolhendo uma música a partir de critérios definidos pelos colegas e professor, os alunos serão desafiados a criar um videoclipe para a música.
-O clipe a ser criado pelos alunos não pode imitar ou reproduzir algum vídeo já existente para musica em questão.
-A forma de apresentação do videoclipe concebida pelos alunos poderá ser uma história em quadrinhos (storyboard). Havendo possibilidades, o clipe poderá ser desenvolvido no computador com o programa Power point. Se a turma quiser, o clipe também pode se transformar em um teatro sem palavras ou coreografia. Havendo condições, os alunos podem mesmo produzir um vídeo pequeno.
-Após a fase em que os alunos produzem suas idéias, o professor poderá fazer uma mostra e discutir as apresentações.

VARIAÇÕES DE ATIVIDADE

-A atividade pode ser feita como PARADA DE SUCESSOS.
-Trabalhar com música de diversas épocas e de outras culturas. Para isso, é preciso que os alunos possam fazer previamente uma pesquisa.

REFLEXÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Esta atividade trabalha basicamente os mesmos elementos de uma parada de sucessos. A diferença é que seus alunos podem expressar suas idéias e seus sentimentos de forma mais ampla, uma vez que podem criar e produzir.
É importante, entretanto, que o professor tenha em mente que o videoclipe é uma expressão mais visual, e não simplesmente musical. Ele deve ter muita atenção às imagens e expressões corporais escolhidas pelos alunos-tanto nas musicas como nas imagens em si. O professor pode levar o aluno a colocar em questão suas concepções sobre grupos e pessoas, suas posições frente à realidade, com base no discurso visual que cria para representá-las.
A partir, do exemplo, de musica de rap ou funk, é possível que apareçam elementos visuais e verbais bem atuais, carregados de expressões de agressividade e violência. Por trás dos sambas de raiz, por exemplo, é possível identificar dramas sociais presentes nas realidades dos alunos, como moradia, violência domestica, relacionamentos ilícitos e relacionamentos ilícitos e relação com a policia, por exemplo. São oportunidades para o professor discutir com a turma esses elementos, levando os alunos a ter uma visão critica sobre o que consome, e, principalmente, sobre o que elege como valor estético e, portanto, de vida.
A tecnologia vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais. Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. E o que se percebe?! Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, do qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico. BORBA (2001) vai um pouco mais além, “quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que” os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” (p.46)








Nenhum comentário:

Postar um comentário