UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
PRÓ-REITORIA
DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
PROGRAMA DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS E EDUCAÇÃO
INFLUENCIA DO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS
NA ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO CORIOLANO CARVALHO EM FEIRA DE
SANTANA-BAHIA.
ARTIGO ELABORADO POR ELIANE EDUARDA OLIVEIRA SANTOS PARA FINS AVALIATIVOS
DO MÓDULO ARTIGO CIENTIFICO DO CURSO MÍDIAS EM EDUCAÇÃO TURMA 3.
ORIENTADOR: PROFESSOR (MESTRE): RODRIGO SANTOS DE QUEIROZ.
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Graduada em Letras com estrangeiras pela UEFS – docente do Colégio Coriolano
Carvalho– Feira de Santana / BA
Pós
–graduada em Tecnologias na Educação/PUC - Rio
Feira de Santana /BA
2012.2
Resumo
Dada a sua amplitude percebemos que a língua portuguesa é de relevante
interação entre seus falantes, tanto quanto nas relações sociais,
profissionais, econômicas e etc., e o papel social desta língua na era
tecnológica, na qual estamos inseridos, é de vital importância para seus
usuários, como também seus contextos diversos. Notadamente muitas mudanças
ocorreram no ensino de língua portuguesa ao longo dos anos, especificamente nos
anos 90, período no qual as tecnologias modificaram as relações pessoais entre
professores e alunos, de forma vertiginosa e essa urgência que as novas
tecnologias surgem tem lançado um novo olhar na forma de pensar a escrita como
instrumento de agilidade e rapidez que as redes sociais exigem sem, contudo
interferir na escrita padrão, que de certo modo tem reflexo no público
adolescente que freqüentam a escola pública e são usuários dessas mídias
sociais, e que de certo modo influenciam na escrita da língua materna. (Língua
Portuguesa). Neste sentido o presente estudo teve como objetivo verificar a
influencia do uso das mídias sociais na escrita dos alunos de ensino médio.
Palavras-chave: educação, aluno, mídias
sociais, professor, língua portuguesa.
Introdução
Neste novo contexto, que hora se
apresenta, ou seja, na sociedade atual todos estão reaprendendo a conhecer, a
comunicar-se, a ensinar e aprender, a integrar o humano ao tecnológico; a
repensar os relacionamentos: individual, grupal e social.
A escola hoje não é o único lugar de
aquisição das informações. E o livro tradicional vem se transformando em
virtual, e com essa democratização do saber houve uma transformação cultural na
ordem mundial. Isto é, a sociedade está intensamente estruturada pelas
tecnologias da comunicação e informação. As instituições da sociedade estão
cada vez mais dependentes dela, bem como as instituições de ensino procuram
criar e adaptar-se as novas estratégias de ensino advindas do uso das novas
tecnologias. DEMO (2006), mostra de forma impar a
educação no séc. XXI e as pressões sofridas com determinadas correntes
conservadoras e mostra em contra partida as vantagens que podemos tirar das
tecnologias e mídias na educação.
Segundo Cittelli (2000), informa como os meios de comunicação norteiam e
permeiam a nossa prática escolar e que devemos (educadores e alunos) estar
sempre atualizando as mídias sociais e inseri-lás no contexto escolar. Uma
mudança qualitativa no processo ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos
integrar, dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: As telemáticas,
as audiovisuais, as textuais, as orais e musicais, as lúdicas e as corporais,
mas segundo Chartier (2003), “Um texto não é uma simples abstração e que ele só
existe graças a maneira como é transmitido”.
Nesse sentido, existe uma preocupação
dos educadores com essa comunicação veloz que se dá em tempo real e à escrita
desenvolvida através de chats, blogs, MSN, etc., e como estão sendo usados por
nossos alunos internautas, e se no futuro poderá se transformar em um problema
nas produções textuais.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Redes sociais e educação.
A internet
também criou sua variante da língua como as abreviações para você (vc), também
(tbm), beijos (bjs) e uma variedade de emotions para expressar sentimentos.
Hoje, milhões de pessoas no Brasil utilizam a internet. Todos os dias, milhares
de novos brasileiros se conectam a essa enorme rede. Cada vez, mais e mais
pessoas estão acessando as chamadas salas de bate-papo. “Com “isso, mais
pessoas vão aprendendo o” internetês”, o linguajar do internauta (Miglio, 2001,
p.3). Isso significa uma escrita mais rápida e ágil de quem está de posse de um
teclado e de várias pessoas interligadas ao mesmo tempo.
ALAVA (2002), informa de forma
detalhada como o cyber espaço faz parte do nosso cotidiano e como devemos
utilizar essas novas práticas no nosso dia-a-dia na sala de aula de forma a
fazer o chamado para o leitor estar atento a essas novas leituras que são
publicadas nas páginas sociais e transformando através de forma significativa
para possibilidades reais dos usos desses recursos.
O domínio da
linguagem é muito importante para o processo de comunicação, mas não se pode
focar como linguagem somente aquilo que está sob as regras que rege o padrão
culto da Língua Portuguesa, mas que toda forma de expressão, seja ela escrita
ou verbal, virtual ou real, proporcione a comunicação entre os indivíduos.
CITTELI (2000) traz uma visão ampla
de como os meios de comunicação norteiam e permeiam a nossa prática escolar e
que devemos estar sempre atualizando as mídias sociais e inseri-lás no contexto
escolar.
O uso da retórica escrita e suas
aplicações persuasivas se desenvolveram constantemente durante os últimos três
mil anos, deixando claro uma predisposição à modelagem social. “As palavras, no
contexto, perdem sua neutralidade e passam a indicar aquilo a que chamamos
propriamente de ideologia” (CITELLI, 1991, p.29).
Há a
imposição de uma realidade “mágica” por parte dos meios de comunicação, usando
o termo de Freire (1971), e se situarmos a base do conhecimento e percepção da
realidade através do aprendizado que uma criança adquiriu, na concepção de
Adilson Cittelli, fica claro que, tanto as crianças como os professores vivem
num espaço social midiatizado (sic) por mensagens televisivas, radiofônicas,
jornalísticas, etc., capazes de provocar alterações nos comportamentos, criarem
referências para o debate público, influenciarem na tomada de decisões, além de
revelarem, muitas vezes, os próprios limites do discurso pedagógico (2000,
p.140).
"A tecnologia elétrica criou a
massa", pode-se deduzir então que a tecnologia eletrônica, possuindo seu
ápice com o feedback dos meios
de comunicação, complexa-se na persuasão a ponto de recriar os padrões e
a massa. “A racionalidade ou consciência é, em si mesma, um índice ou proporção
entre componentes sensoriais de experiência” (MCLUHAN, 1969, p.29).
Para
DEMO (2006), assim como é
impossível imaginar que exista uma língua única no mundo, também existem as
línguas concorrentes. As sociedades não se unificam por língua, mas sim por
interesses comuns, por interatividade (como faz a internet, por exemplo). A
internet usa basicamente o texto em inglês, mas admite outras culturas. Eu não
acho errado que a criança que usa a internet invente sua maneira de falar. No
fundo, a gramática rígida também é apenas uma maneira de falar. A questão é que
pensamos que o português gramaticalmente correto é o único aceitável, e isso é
bobagem. Não existe uma única maneira de falar, existem várias. Mas com a
liberdade da internet as pessoas cometem abusos. As crianças, às vezes, sequer
aprendem bem o português porque só ficam falando o internetês. Acho que eles
devem usar cada linguagem isso no ambiente certo – e isso implica também
aprender bem o português correto. Mostra de forma impar a
educação no séc. XXI e as pressões sofridas com determinadas correntes
conservadoras e mostra em contra partida as vantagens que podemos tirar das
tecnologias e mídias na educação.
1
METODOLOGIA
Trata-se de um
estudo de campo, descritivo e com abordagem qualitativa. Foi realizado no Colégio
Estadual Coriolano de Carvalho, localizado na Rua Humaitá, s/n Bairro
Sobradinho no município de Feira de Santana
Bahia. Foram entrevistados os alunos matriculados regularmente no 3º ano do
curso formação gerais do turno vespertino.
Para tal foi aplicado um questionário com 05 perguntas
diretas a respeito de como os alunos usam suas redes sociais e para que usam,
sem contar com tempo de acesso e duração das tc(tecladas) e abreviações como
forma de escrita do seu cotidiano (Anexo
A). Serão entrevistados todos os alunos
presentes e que tenham interesse em participar do estudo e que assim o termo de
consentimento (anexo B). O dia para aplicação do questionário foi dia 26 de
novembro de 2012.
Os dados foram analisados através de estatística descritiva simples.
2
Resultados
Foram entrevistados 60 alunos do 3º ano
de formação geral do referido colégio com idade entre 16 e 25 anos, com idade
média de 20anos. Sendo que 35 eram do sexo feminino e 25 do sexo masculino.
Em relação à primeira pergunta,
percebe-se, na tabela 1 ou gráfico, que a maioria, 100% do alunado possui as
seguintes redes sociais: MSN e facebook.
Sobre
a segunda questão de acessibilidade 80% responderam que eles acessam todos os
dias as redes sociais as quais estão conectados.
Por causa da portabilidade 80% dos alunos
dizem acessar suas redes sociais de qualquer lugar, ou seja, de celular, tabletes,
casa etc.
E finalmente eles usam a internet em
quase 100% e as redes sociais para pesquisa escolar, e comunicação entre
professores e os pares.
4 Discussão
No
aspecto educacional professores e alunos foram submetidos e confrontados
diariamente com novas formas de aprender e a partir do uso das tecnologias se
estabeleceu novas formas de escrita para os jovens e adolescentes inserido no
contexto educacional.
Portanto, o
domínio da linguagem escrita é muito importante para o processo de comunicação,
mas não se pode focar como linguagem somente aquilo que está sob as regras que
rege o padrão culto da Língua Portuguesa, mas que toda forma de expressão, seja
ela escrita ou verbal, virtual ou real, proporcione a comunicação entre os
indivíduos.
Durante
aplicação do questionário constatamos que discentes e alunos pertencem a diferentes
gerações, contudo atualizar-se, variar o formato das aulas e sobre tudo
aperfeiçoar estas mídias sociais para trabalhos em sala e postagem via internet
é uma nova proposta que hora se apresenta.
A linguagem
virtual não deveria ser considerada ameaça para a escrita padrão da norma
culta, porque se é uma forma de comunicação rápida que proporciona uma
integração maior entre as pessoas, por que considerar ameaça? O que se deve
analisar, é que o problema não está na inserção às redes sociais, ou na
expansão delas, mas está no mau costume que as pessoas possuem em não estudar e
conhecer a língua materna.
As
controvérsias são muitas a respeito da importância ou não que a internet exerce
sobre as pessoas, mas o que é certo é que se os indivíduos soubessem dosar seu
tempo em estudar e principalmente ler, porque através da leitura seria fácil
diferenciar e saber escrever de maneira correta, a influência das redes sociais
não estaria tão em questão, mas sim seria só mais um meio de comunicação a
ajudar na integração de pessoas e uma forma de descontração da correria do dia
a dia.
O que se
deve ter em mente que não é a linguagem utilizada na internet que vai ser fator
determinante para a precariedade que é presenciada na produção escrita dos
jovens hoje, e sim a falta de interesse dos mesmos em busca do conhecimento e
em busca da melhoria intelectual de cada um, sendo a escrita e a língua
portuguesa, mais uma vítima da falta de compromisso desta sociedade tão
despreocupada na busca do aprimoramento de seus conhecimentos.
Vários
estudos estão sendo feitos na área de língua portuguesa e a influencia das
mídias sociais no cotidiano escolar e a cidade de Feira de Santana-Ba não é exceção
devido a seu público de jovens e adolescentes que freqüentam escolas públicas
do ensino médio e utilizam essas mídias sociais (blogs, MSN, facebook), e por
muitas vezes trazem esses debates para sala de aula. Porque tratando-se de
língua portuguesa é certo que ganhamos, pois precisamos da escrita para acionar
as mídias sociais. Enquanto a língua portuguesa perpassa o mundo fazendo estas
trocas de experiências e promove a troca tão eloguente divulgada em nossa
sociedade, criando novos gêneros e transmutando outros baseados na escrita. O
estado do anonimato dos bate papos favorece o lado instintivo, desde escolha de
apelido até as decisões lingüísticas, estilísticas e liberalidades quanto ao
conteúdo.
É inegável que a internet é um novo meio
de comunicação que se instaurou entre o público jovem que não fica um dia sem
acessar suas redes sociais e se comunicarem através delas. Além do exposto
muitas sugestões perpassam as academias através de sugestões didáticas e
metodologias diferenciadas e acreditamos que podem ser usadas de modo a tornar
o ensino de língua portuguesa mais eficiente, instrutiva e dinamizada através
das mídias sociais.
O Brasil é o mais que
mais cresce em utilização da internet e o que reflete na utilização das redes
sociais. Hoje, somos mais de 63,5 milhões de pessoas com acesso à web em casa
ou no trabalho, 47,5 milhões foi usuários ativos durante o primeiro mês do ano,
pesquisa publicada em 27/2, pelo Ibope Nielsen Online.
As empresas Hi-Mídia
e a M.Sense realizaram um estudo para saber quais são as redes sociais mais
usadas no Brasil hoje. Além de muitos
números interessantes, o infográfico trás informações demográficas, marcas e
porque os usuários acessam determinadas redes. Para realizar a pesquisa foram
ouvidas 484 pessoas em todo o país.
A pesquisa
revela que o Facebook tem forte apelo para comunicação com amigos e familiares,
segundo 81% de seus usuários. Já o Twitter, acessado por 32% dos pesquisados,
tem como principal objetivo a atualização de notícias e acontecimentos para 58%
dos entrevistados que possuem conta. As demais redes aparecem com percentuais
menores de acesso, com 33% para o Google+, 22% para Linkedin e 16% para o Badoo
e 10% para o Sônico. Uma parcela considerável dos pesquisados, 63%, afirmou
ainda usar o Orkut. Como percebido, a
maioria dos alunos possuem determinada rede social como facebook e MSN entre
outros, e estes estudos revelam quais as redes sociais mais usadas no Brasil
hoje 21/062012.
Diante do exposto
chegamos à conclusão que a língua escrita e quase falada dos internautas é mais
uma das inúmeras variantes de uso da língua portuguesa, assim como dá língua
inglesa, francesa, etc. Não há dúvida de que esse seguimento poderá influenciar
nas futuras transformações que com certeza a língua irá passar no decorrer dos
anos. Mas isso, contudo não significa deterioração da nossa língua, mas sim, se
olharmos como mais uma evolução da história da nossa querida língua portuguesa.
6.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALAVA Seraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas. Porto
alegre: Artmed, 2002
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distancia e internet:
abordagens e contribuições do dos ambientes digitais de aprendizagem.
Educação e pesquisa. São Paulo, v. 29, nº 2, 2003.
CÂMARA JR., Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa.
2ª Ed. Rio de Janeiro: Padrão, 197.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CITTELI, Adilson Odair. Meios de comunicação e práticas escolares.
Comunicação & Educação, n. 17, pag. 31-36, jan/abr. 2000.
COLL. Cezar S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1994.
DEMO, Pedro.
Educação Hoje: “Novas” Tecnologias,
pressões e oportunidades. Ed. Atlas, 2006.
STORTO, Letícia
Jovelina; GALEMBECK, Paulo de Tarso. A Escrita virtual influencia a escrita
escolar?
MCLUHAN, Marshall e FIORI, Quentin. Os Meios são as Massa-Gens. Trad. Ivan Pedro
Martins. Rio de Janeiro: ,1969.
ANEXOS
COLEGIO ESTADUAL CORIOLANO
CARVALHO
Escolaridade: Ensino médio (3º ano de formação
geral).
Nome:..................................................................................................................................
IDADE:
.........................................................
Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino
1.Você
possui alguma mídia social (blog, MSN. Facebook, orkut)?
( ) blog e facebook (
) msn e orkut ( ) nenhum (
) Todos
2.Com
que freqüência você acessa as mídias sociais?
( )
nunca ( ) raramente ( ) frequentemente ( ) às vezes
3.Onde
você acessa as mídias sociais?
( ) Casa ( ) Lan house ( ) colégio (
) Outros
4.Com
que freqüência você faz trabalhos e pesquisas através das mídias sociais?
( ) sempre (
) ás vezes ( ) raramente (
) nunca
5.Ao
utilizar as mídias sociais no seu cotidiano sua escrita melhorou, piorou ou não
sofreu
nenhuma
alteração?
( ) melhorou (
) piorou ( ) sofreu alterações (
) continua igual
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