domingo, 21 de julho de 2013

Artigo


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS E EDUCAÇÃO


INFLUENCIA DO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO CORIOLANO CARVALHO EM FEIRA DE SANTANA-BAHIA.


ARTIGO ELABORADO POR ELIANE EDUARDA OLIVEIRA SANTOS PARA FINS AVALIATIVOS DO MÓDULO ARTIGO CIENTIFICO DO CURSO MÍDIAS EM EDUCAÇÃO TURMA 3.
ORIENTADOR: PROFESSOR (MESTRE): RODRIGO SANTOS DE QUEIROZ.

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* Graduada em Letras com estrangeiras pela UEFS – docente do Colégio Coriolano Carvalho– Feira de Santana / BA
Pós –graduada em Tecnologias na Educação/PUC - Rio



                                                          Feira de Santana /BA
                                                                  2012.2


Resumo





Dada a sua amplitude percebemos que a língua portuguesa é de relevante interação entre seus falantes, tanto quanto nas relações sociais, profissionais, econômicas e etc., e o papel social desta língua na era tecnológica, na qual estamos inseridos, é de vital importância para seus usuários, como também seus contextos diversos. Notadamente muitas mudanças ocorreram no ensino de língua portuguesa ao longo dos anos, especificamente nos anos 90, período no qual as tecnologias modificaram as relações pessoais entre professores e alunos, de forma vertiginosa e essa urgência que as novas tecnologias surgem tem lançado um novo olhar na forma de pensar a escrita como instrumento de agilidade e rapidez que as redes sociais exigem sem, contudo interferir na escrita padrão, que de certo modo tem reflexo no público adolescente que freqüentam a escola pública e são usuários dessas mídias sociais, e que de certo modo influenciam na escrita da língua materna. (Língua Portuguesa). Neste sentido o presente estudo teve como objetivo verificar a influencia do uso das mídias sociais na escrita dos alunos de ensino médio.




Palavras-chave: educação, aluno, mídias sociais, professor, língua portuguesa.





Introdução



       Neste novo contexto, que hora se apresenta, ou seja, na sociedade atual todos estão reaprendendo a conhecer, a comunicar-se, a ensinar e aprender, a integrar o humano ao tecnológico; a repensar os relacionamentos: individual, grupal e social.
      A escola hoje não é o único lugar de aquisição das informações. E o livro tradicional vem se transformando em virtual, e com essa democratização do saber houve uma transformação cultural na ordem mundial. Isto é, a sociedade está intensamente estruturada pelas tecnologias da comunicação e informação. As instituições da sociedade estão cada vez mais dependentes dela, bem como as instituições de ensino procuram criar e adaptar-se as novas estratégias de ensino advindas do uso das novas tecnologias. DEMO (2006), mostra de forma impar a educação no séc. XXI e as pressões sofridas com determinadas correntes conservadoras e mostra em contra partida as vantagens que podemos tirar das tecnologias e mídias na educação.

       Segundo Cittelli (2000), informa como os meios de comunicação norteiam e permeiam a nossa prática escolar e que devemos (educadores e alunos) estar sempre atualizando as mídias sociais e inseri-lás no contexto escolar. Uma mudança qualitativa no processo ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar, dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: As telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais e musicais, as lúdicas e as corporais, mas segundo Chartier (2003), “Um texto não é uma simples abstração e que ele só existe graças a maneira como é transmitido”.
       Nesse sentido, existe uma preocupação dos educadores com essa comunicação veloz que se dá em tempo real e à escrita desenvolvida através de chats, blogs, MSN, etc., e como estão sendo usados por nossos alunos internautas, e se no futuro poderá se transformar em um problema nas produções textuais.






2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Redes sociais e educação.

        A internet também criou sua variante da língua como as abreviações para você (vc), também (tbm), beijos (bjs) e uma variedade de emotions para expressar sentimentos. Hoje, milhões de pessoas no Brasil utilizam a internet. Todos os dias, milhares de novos brasileiros se conectam a essa enorme rede. Cada vez, mais e mais pessoas estão acessando as chamadas salas de bate-papo. “Com “isso, mais pessoas vão aprendendo o” internetês”, o linguajar do internauta (Miglio, 2001, p.3). Isso significa uma escrita mais rápida e ágil de quem está de posse de um teclado e de várias pessoas interligadas ao mesmo tempo.

          ALAVA (2002), informa de forma detalhada como o cyber espaço faz parte do nosso cotidiano e como devemos utilizar essas novas práticas no nosso dia-a-dia na sala de aula de forma a fazer o chamado para o leitor estar atento a essas novas leituras que são publicadas nas páginas sociais e transformando através de forma significativa para possibilidades reais dos usos desses recursos.
       O domínio da linguagem é muito importante para o processo de comunicação, mas não se pode focar como linguagem somente aquilo que está sob as regras que rege o padrão culto da Língua Portuguesa, mas que toda forma de expressão, seja ela escrita ou verbal, virtual ou real, proporcione a comunicação entre os indivíduos. CITTELI (2000) traz uma visão ampla de como os meios de comunicação norteiam e permeiam a nossa prática escolar e que devemos estar sempre atualizando as mídias sociais e inseri-lás no contexto escolar.

         O uso da retórica escrita e suas aplicações persuasivas se desenvolveram constantemente durante os últimos três mil anos, deixando claro uma predisposição à modelagem social. “As palavras, no contexto, perdem sua neutralidade e passam a indicar aquilo a que chamamos propriamente de ideologia” (CITELLI, 1991, p.29).

         Há a imposição de uma realidade “mágica” por parte dos meios de comunicação, usando o termo de Freire (1971), e se situarmos a base do conhecimento e percepção da realidade através do aprendizado que uma criança adquiriu, na concepção de Adilson Cittelli, fica claro que, tanto as crianças como os professores vivem num espaço social midiatizado (sic) por mensagens televisivas, radiofônicas, jornalísticas, etc., capazes de provocar alterações nos comportamentos, criarem referências para o debate público, influenciarem na tomada de decisões, além de revelarem, muitas vezes, os próprios limites do discurso pedagógico (2000, p.140).

         "A tecnologia elétrica criou a massa", pode-se deduzir então que a tecnologia eletrônica, possuindo seu ápice com o feedback dos meios de comunicação, complexa-se na persuasão a ponto de recriar os padrões e a massa. “A racionalidade ou consciência é, em si mesma, um índice ou proporção entre componentes sensoriais de experiência” (MCLUHAN, 1969, p.29).

      Para DEMO (2006), assim como é impossível imaginar que exista uma língua única no mundo, também existem as línguas concorrentes. As sociedades não se unificam por língua, mas sim por interesses comuns, por interatividade (como faz a internet, por exemplo). A internet usa basicamente o texto em inglês, mas admite outras culturas. Eu não acho errado que a criança que usa a internet invente sua maneira de falar. No fundo, a gramática rígida também é apenas uma maneira de falar. A questão é que pensamos que o português gramaticalmente correto é o único aceitável, e isso é bobagem. Não existe uma única maneira de falar, existem várias. Mas com a liberdade da internet as pessoas cometem abusos. As crianças, às vezes, sequer aprendem bem o português porque só ficam falando o internetês. Acho que eles devem usar cada linguagem isso no ambiente certo – e isso implica também aprender bem o português correto. Mostra de forma impar a educação no séc. XXI e as pressões sofridas com determinadas correntes conservadoras e mostra em contra partida as vantagens que podemos tirar das tecnologias e mídias na educação.










1                    METODOLOGIA   

  Trata-se de um estudo de campo, descritivo e com abordagem qualitativa. Foi realizado no Colégio Estadual Coriolano de Carvalho, localizado na Rua Humaitá, s/n Bairro Sobradinho no município de Feira de Santana Bahia. Foram entrevistados os alunos matriculados regularmente no 3º ano do curso formação gerais do turno vespertino.
Para tal foi aplicado um questionário com 05 perguntas diretas a respeito de como os alunos usam suas redes sociais e para que usam, sem contar com tempo de acesso e duração das tc(tecladas) e abreviações como forma de escrita do seu cotidiano  (Anexo A).  Serão entrevistados todos os alunos presentes e que tenham interesse em participar do estudo e que assim o termo de consentimento (anexo B). O dia para aplicação do questionário foi dia 26 de novembro de 2012.
Os dados foram analisados através de estatística descritiva simples.


2       Resultados

      Foram entrevistados 60 alunos do 3º ano de formação geral do referido colégio com idade entre 16 e 25 anos, com idade média de 20anos. Sendo que 35 eram do sexo feminino e 25 do sexo masculino.
      Em relação à primeira pergunta, percebe-se, na tabela 1 ou gráfico, que a maioria, 100% do alunado possui as seguintes redes sociais: MSN e facebook.
Sobre a segunda questão de acessibilidade 80% responderam que eles acessam todos os dias as redes sociais as quais estão conectados.
      Por causa da portabilidade 80% dos alunos dizem acessar suas redes sociais de qualquer lugar, ou seja, de celular, tabletes, casa etc.
      E finalmente eles usam a internet em quase 100% e as redes sociais para pesquisa escolar, e comunicação entre professores e os pares.



    
4 Discussão
 
        No aspecto educacional professores e alunos foram submetidos e confrontados diariamente com novas formas de aprender e a partir do uso das tecnologias se estabeleceu novas formas de escrita para os jovens e adolescentes inserido no contexto educacional.
        Portanto, o domínio da linguagem escrita é muito importante para o processo de comunicação, mas não se pode focar como linguagem somente aquilo que está sob as regras que rege o padrão culto da Língua Portuguesa, mas que toda forma de expressão, seja ela escrita ou verbal, virtual ou real, proporcione a comunicação entre os indivíduos.
        Durante aplicação do questionário constatamos que discentes e alunos pertencem a diferentes gerações, contudo atualizar-se, variar o formato das aulas e sobre tudo aperfeiçoar estas mídias sociais para trabalhos em sala e postagem via internet é uma nova proposta que hora se apresenta.
        A linguagem virtual não deveria ser considerada ameaça para a escrita padrão da norma culta, porque se é uma forma de comunicação rápida que proporciona uma integração maior entre as pessoas, por que considerar ameaça? O que se deve analisar, é que o problema não está na inserção às redes sociais, ou na expansão delas, mas está no mau costume que as pessoas possuem em não estudar e conhecer a língua materna.
        As controvérsias são muitas a respeito da importância ou não que a internet exerce sobre as pessoas, mas o que é certo é que se os indivíduos soubessem dosar seu tempo em estudar e principalmente ler, porque através da leitura seria fácil diferenciar e saber escrever de maneira correta, a influência das redes sociais não estaria tão em questão, mas sim seria só mais um meio de comunicação a ajudar na integração de pessoas e uma forma de descontração da correria do dia a dia.
        O que se deve ter em mente que não é a linguagem utilizada na internet que vai ser fator determinante para a precariedade que é presenciada na produção escrita dos jovens hoje, e sim a falta de interesse dos mesmos em busca do conhecimento e em busca da melhoria intelectual de cada um, sendo a escrita e a língua portuguesa, mais uma vítima da falta de compromisso desta sociedade tão despreocupada na busca do aprimoramento de seus conhecimentos.
      
        Vários estudos estão sendo feitos na área de língua portuguesa e a influencia das mídias sociais no cotidiano escolar e a cidade de Feira de Santana-Ba não é exceção devido a seu público de jovens e adolescentes que freqüentam escolas públicas do ensino médio e utilizam essas mídias sociais (blogs, MSN, facebook), e por muitas vezes trazem esses debates para sala de aula. Porque tratando-se de língua portuguesa é certo que ganhamos, pois precisamos da escrita para acionar as mídias sociais. Enquanto a língua portuguesa perpassa o mundo fazendo estas trocas de experiências e promove a troca tão eloguente divulgada em nossa sociedade, criando novos gêneros e transmutando outros baseados na escrita. O estado do anonimato dos bate papos favorece o lado instintivo, desde escolha de apelido até as decisões lingüísticas, estilísticas e liberalidades quanto ao conteúdo.
       É inegável que a internet é um novo meio de comunicação que se instaurou entre o público jovem que não fica um dia sem acessar suas redes sociais e se comunicarem através delas. Além do exposto muitas sugestões perpassam as academias através de sugestões didáticas e metodologias diferenciadas e acreditamos que podem ser usadas de modo a tornar o ensino de língua portuguesa mais eficiente, instrutiva e dinamizada através das mídias sociais.
  
       O Brasil é o mais que mais cresce em utilização da internet e o que reflete na utilização das redes sociais. Hoje, somos mais de 63,5 milhões de pessoas com acesso à web em casa ou no trabalho, 47,5 milhões foi usuários ativos durante o primeiro mês do ano, pesquisa publicada em 27/2, pelo Ibope Nielsen Online.
       As empresas Hi-Mídia e a M.Sense realizaram um estudo para saber quais são as redes sociais mais usadas no     Brasil hoje. Além de muitos números interessantes, o infográfico trás informações demográficas, marcas e porque os usuários acessam determinadas redes. Para realizar a pesquisa foram ouvidas 484 pessoas em todo o país.
       A pesquisa revela que o Facebook tem forte apelo para comunicação com amigos e familiares, segundo 81% de seus usuários. Já o Twitter, acessado por 32% dos pesquisados, tem como principal objetivo a atualização de notícias e acontecimentos para 58% dos entrevistados que possuem conta. As demais redes aparecem com percentuais menores de acesso, com 33% para o Google+, 22% para Linkedin e 16% para o Badoo e 10% para o Sônico. Uma parcela considerável dos pesquisados, 63%, afirmou ainda usar o Orkut. Como percebido, a maioria dos alunos possuem determinada rede social como facebook e MSN entre outros, e estes estudos revelam quais as redes sociais mais usadas no Brasil hoje 21/062012.
          Diante do exposto chegamos à conclusão que a língua escrita e quase falada dos internautas é mais uma das inúmeras variantes de uso da língua portuguesa, assim como dá língua inglesa, francesa, etc. Não há dúvida de que esse seguimento poderá influenciar nas futuras transformações que com certeza a língua irá passar no decorrer dos anos. Mas isso, contudo não significa deterioração da nossa língua, mas sim, se olharmos como mais uma evolução da história da nossa querida língua portuguesa.



6.         REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALAVA Seraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas. Porto alegre: Artmed, 2002

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distancia e internet: abordagens e contribuições do dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 29, nº 2, 2003.

CÂMARA JR., Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Padrão, 197.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CITTELI, Adilson Odair. Meios de comunicação e práticas escolares. Comunicação & Educação, n. 17, pag. 31-36, jan/abr. 2000.

COLL. Cezar S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

DEMO, Pedro. Educação Hoje: “Novas” Tecnologias, pressões e oportunidades. Ed. Atlas, 2006.

STORTO, Letícia Jovelina; GALEMBECK, Paulo de Tarso. A Escrita virtual influencia a escrita escolar?

 MCLUHAN, Marshall e FIORI, Quentin. Os Meios são as Massa-Gens. Trad. Ivan Pedro Martins. Rio de Janeiro: ,1969.
<www.ple.uem.br/3celli_anaidtrabalhos> acessado em 13/06/2012. 





           
     



 ANEXOS
                                                     
















COLEGIO ESTADUAL CORIOLANO  CARVALHO


 Escolaridade: Ensino médio (3º ano de formação geral).
Nome:..................................................................................................................................

IDADE: .........................................................

Sexo: (      ) Masculino                           (      ) Feminino



1.Você possui alguma mídia social (blog, MSN. Facebook, orkut)?  

(     ) blog e facebook           (     ) msn e orkut         (     ) nenhum               (        ) Todos


2.Com que freqüência você acessa as mídias sociais?

(     ) nunca              (     ) raramente              (     ) frequentemente               (        ) às vezes


3.Onde você acessa as mídias sociais?

(      ) Casa                          (      ) Lan house                  (         ) colégio          (       ) Outros


4.Com que freqüência você faz trabalhos e pesquisas através das mídias sociais?

(     ) sempre          (      ) ás vezes         (     ) raramente      (    ) nunca



5.Ao utilizar as mídias sociais no seu cotidiano sua escrita melhorou, piorou ou não sofreu
nenhuma alteração?


(     ) melhorou          (     ) piorou        (     ) sofreu alterações        (     )  continua igual










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